RESPOSTAS AO DR. SAMUEL RAMOS – (Parte 2)
II – OS 7 REIS DE APOCALIPSE 17
2º ERRO: “Os 7 reis são os 7 papas desde 1929, até o presente.”
O Tratado de Latrão (1929), feito com o cardeal Pietro Gasparri (secretário do Estado da Santa Sé) e Benito Mussolini, premier italiano, que formalizou o Estado do Vaticano, é colocado como ponto de partida.
- Pio XI (1929-1939)
- Pio XII (1939-1958)
- João XXIII (1958-1963)
- Paulo VI (1963-1978)
- João Paulo I (1978, 33 dias)
- João Paulo II (1978-2005)
- Bento XVI (2005-2013)
- Francisco (2013- ?)
Pr. Samuel Ramos colocou uma relação semelhante de papas como cumprimento de Apocalipse 17, como sendo os 7 reis. Mas ele já mudou de ideia e retirou todos os vídeos da internet, porque não podia se enquadrar no texto. Foi uma profecia falsa. Estava baseado em fantasias e falácias. Mas ele foi humilde para reconhecer isso.
Em seu livro Revelações do Apocalipse, ele já apresentava, em 2006, uma proposta dos 7 Reis de Apocalipse 17, mas logo teve de retirar os vídeos da internet, porque suas propostas de interpretação não puderam se cumprir, como ele mesmo dissera em seu livro: “Se o presente papa morrer, e for escolhido outro, esse estudo terá de ser revisto.” O Pr. Samuel é muito culto, sincero e espiritual. Mas as suas propostas de questões proféticas estão em desacordo com o ensino geral da Igreja Adventista do 7º Dia.
Disse Ellen White: “Alguns tomarão a verdade aplicável ao seu tempo e pô-la-ão no futuro. Acontecimentos, na sequência da profecia, que tiveram seu cumprimento no passado distante, são considerados futuros, e, assim, por essas teorias, a fé de alguns é solapada… Aqueles que se aplicaram a estudar novas teorias, têm uma mistura de verdade e de erro,…” [Mensagens Escolhidas, vol II, p. 102#3; 104#2, 1896]. Isto é profecia que se cumpre em nossos dias, desde 1896.
Não devemos nos motivar por esses falsos ensinos. Embora tenham uma mistura de verdade e erro, estão a solapar a fé de alguns, trazendo resultados nefastos para a Igreja, disseminando o erro e levando muitos a se desviarem, abandonando a sua confiança e a de outros na direção da Organização e de seus líderes.
Consideremos esse assunto dos papas por um pouco. Alguns ainda querem sustentar que os papas eram os reis mencionados na profecia, mas a Bíblia nunca disse que os reis da profecia deviam ser papas. Pelo contrário, os reis da profecia são governos, não pessoas (Dan 7:17,23).
Adotando o método historicista de intepretação, de acordo com Apo 17:11, o oitavo rei que procede dos 7, não é uma pessoa, mas um reino, e o único reino que procede dos outros 7 reinos anteriores será o Papado, para dominar o mundo inteiro (Apo 13:3,12).
Lemos de Apo 17: 9, que “as sete cabeças são sete montes”, mas montes representam reinos (Jer 51:24-25), não papas. “São também 7 reis”, mas reis representam reinos (Dan 7:17, 23).
QUEM SÃO OS 7 REIS?
As 7 cabeças são 7 reinos, são 7 reinos que perseguiram o povo de Deus, que começam a ser contados desde o tempo de Daniel.
Daniel 2 é o grande esboço que norteia todas as profecias desde Babilônia até a eternidade. Não podem ser contados Egito e Assíria, os reinos inimigos anteriores, porque houve muitos outros perseguidores (Filistéia, Edom, Moabe, Amom, etc., além do Egito e a Assíria), que perseguiram, humilharam, escravizaram e mataram muitos israelitas. Mas temos apenas 7 a partir de Babilônia inclusa, mencionados em Apo 13. E o oitavo, procede dos 7.
Todos eles são encontrados em Apo 13.
Em Apo 13:2, temos estes 5 primeiros:
- Leão – Babilônia
- Urso – Medo-Pérsia
- Leopardo – Grécia
- Dragão – Roma
- Besta do mar – Papado: “Era” (538-1798):
Estes “5 CAÍRAM” Apo 17:9-10).
- França > Ateísmo, besta do abismo (Apo 11:7) que venceu o Papado (Apo 13:10; Dan 11:40); em 1798, aprisionou o papa Pio VI. [O Papado está vencendo o Ateísmo (Egito, o rei do Sul), e cumprindo a profecia de Dan 11:42]. Entre a 1ª besta e a 2ª de Apo 13, se encontra, nas entrelinhas do v. 10, a França que representa o Ateísmo (GC, 269) que está espalhado pelo mundo inteiro. “Um existe” Apo 17:10.
- Besta da terra: EUA (Apo 13:11): “tem de durar pouco” Apo 17:10.
- Papado (restaurado): Babilônia (Apo 13:3,12; 17:5). “É ele, oitavo rei”, que procede dos 7. (Apo 17:11).
O Ateísmo da França, muito esquecido pelos intérpretes, embora seja a primeira sugestão do nosso Comentário Bíblico Adventista, cresceu de modo extraordinário.
Basta perguntar:
Como se chama o Ateísmo? Em:
- TEOLOGIA: Morte de Deus [Nietsche]
- CIÊNCIA: Evolucionismo
- FILOSOFIA: Existencialismo
- ECONOMIA: Capitalismo
- METAFÍSICA: Espiritualismo
- RELIGIÃO: Deísmo
- POLÍTICA: Socialismo [Comunismo. (Carl Marx)]
De fato, “um existe” [Ateísmo francês] embora muito sutil, espalhado pelo mundo inteiro. Mas será vencido pelo Papado, firmado na Ciência que está percebendo que não podemos conceber um Universo ou uma simples célula, tão complexos para terem surgido do nada.
O grande gênio ateu da Ciência moderna, Stephen Hawking, já falecido, disse, certa vez: “Tudo foi criado espontaneamente do nada.” E os homens o aplaudiram, colocando-o num pináculo de glória, antes de sua morte. Mas logo os cientistas criacionistas apontaram a contradição: “Ora, se tudo foi criado, não é espontâneo; se é espontâneo, não pode ter sido criado.” (Dr. Adauto Lourenço). “Se é do nada, então, quer dizer que do nada, reunindo o nada, ajuntando todo o nada, o nada criou tudo!” (Dr. Marcos Eberlin). O papa dirá que isso não faz sentido. A menos que aconteça um milagre na teologia católica, para não reconhecer a incoerência disso. Mas a profecia diz outra coisa: “…a terra do Egito (Ateísmo da França) não escapará.” [Dan 11:42; GC, 269]
Lista simples e completa dos 7 Reis:
5 Caíram:
- Babilônia
- Medo-Pérsia
- Grécia
- Roma
- Papado
Tempo do Fim
- Ateísmo [um existe]
- Estados Unidos [tem de durar pouco]
- Babilônia [o oitavo rei]