Claudio Soares SampaioColunistaEm Destaque

A RAIZ DO PROBLEMA

No estudo da Lição da Escola Sabatina de hoje, percebemos dois tipos de doentes: a figura do paralítico decadente e do religioso soberbo. Seríamos algum deles? Qual a graça oferecida para nós, a partir dessa leitura de Marcos 2:5-12?
Um deles é alguém que sofre o mal visível de uma enfermidade física, causada por uma má administração da vida, um mal uso dos recursos que Deus lhe deu. Mas o outro é o tipo daqueles que sofrem de um mal interior, a incredulidade, cuja raiz era o orgulho ostensivo.

Isso nos leva a refletir: Não pensemos que estamos em melhor condição diante do Eterno apenas porque nossos males não são visíveis para todos. Aos olhos humanos, o pior caso era do paralítico. Aos olhos de Cristo, o religioso orgulhoso que se põe de longe, em sua dificuldade para acolher a graça, este sim, está em maior dificuldade. Talvez sejam estes, debaixo da aparência religiosa e da falsa piedade, com seus problemas ocultos aos olhos humanos, que experimentam maior dificuldade para encontrar uma cura da alma. Mas não importa: no texto, Jesus tem um olhar para ambos.

Aliás Jesus também tem um olhar para um terceiro grupo, o dos quatro amigos que trouxeram o paralítico aos pés de Cristo. Parece que os únicos em estado de graça nessa história sejam estes amigos que levaram o necessitado nos braços da sua fé, aos pés de Jesus. Sobre estes é dito: “Vendo-lhes a fé”.

Foi essa fé sincera que enfrenta todas as dificuldades e impedimentos que proporcionará todo o desenrolar das cenas que trará cura tanto para o paralítico quanto para os religiosos reticentes: Jesus perdoará ao paralítico porque era o que ele precisava, mas trará a cura física para que a fé dos religiosos seja despertada.

Pense: qual a cura que você precisa hoje? Seu mal é visível? Ou alguma enfermidade da alma? A base de tudo para a doença ou para a cura é a presença da fé ou a ausência dela. Quando se tem fé verdadeira e atuante, o coração estará curado. O bem estar começa de dentro e é a partir disso que outras curas e graças serão possíveis.
Busquemos essa experiência com o Eterno hoje.

#PensandoNisso , bom dia com muita alegria.

Pr. Sampaio 😊💙
ASES 16 agosto 2021.

Compartilhe Esperança:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *